sábado, 15 de maio de 2010

Conflitos e os jogos





A Teoria dos Jogos é uma aplicação da lógica matemática no processo de tomada de decisões nos jogos, que é utilizada na economia, política, guerra, enfim estudando os conflitos de interesse e determinando a melhor estratégia para cada jogador. A finalidade é prever os movimentos dos outros jogadores, sendo eles concorrentes ou aliados. Através da teoria os jogadores se posicionam da melhor maneira para se obter o resultado esperado. O objetivo é entender a lógica na hora da decisão e ajudar a responder se é ou não possível ter colaboração entre os jogadores, em qual das circunstancias o mais racional seria não colaborar e quais as estratégias devem ser então adotadas para que se garanta a colaboração dentre os jogadores.

Através da matemática a teoria dos jogos equaciona os conflitos, focando as estratégias que são então utilizadas pelos jogadores.Um movimento estratégico enlaça um compromisso de um indivíduo de uma maneira que haja uma redução de suas próprias opções futuras. Esse movimento estratégico pode não parecer racional fora de um jogo, mas passa a ser racional quando é dada uma resposta esperada do outro jogador. As respostas aleatórias dadas a uma ação do oponente pode não parecer racional, mas desenvolver uma reputação de ser um jogador imprevisível poderia levar a saldos mais altos no longo prazo. Um outro exemplo: pode –se dar descontos a todos os consumidores anteriores se você oferecesse, em algum momento um desconto a algum consumidor, dessa forma a empresa ficaria vulnerável, porem o objetivo de tal movimento estratégico desse tipo seria a sinalização para seus concorrentes, de que você “não” oferecerá descontos e espera então que eles também não ofereçam.

A teoria dos jogos trata de problemas sociais, conflitos e relações. Quando há uma relação entre pessoas interagindo umas com as outras, como numa relação entre vendedor e consumidor, mas na qual cada uma tenha objetivos diferentes, se nós analisarmos estrategicamente a situação estamos usando a teoria dos jogos. A teoria dos jogos estuda as pessoas interagindo umas com as outras e lutando por objetivos diferentes. Então onde houver pessoas interagindo umas com as outras cada uma vai exercer uma força numa direção. A teoria dos jogos tenta explicar como a pessoa pode/deve agir melhor para atingir seu objetivo da melhor forma possível, levando em consideração que a outra parte também luta para atingir o seu objetivo.

Um comentário: