quarta-feira, 19 de maio de 2010

Estilos de Aprendizagem




            No ambiente acadêmico, provavelmente você já presenciou situações em que um aluno tem mais dificuldade em assimilar o conteúdo transmitido pelo docente. Isto ocorre porque cada pessoa percebe e processa as informações recebidas de modos distintos. Justamente, a maneira particular que cada indivíduo recebe e processa as informações constitui os estilos de aprendizagem. Felder-Silverman(1988) definem estilos de aprendizagem como a forma como o indivíduo interage com o mundo para desenvolver a capacidade cognitiva. Os principais estudos sobre este tema versam sobre a interação professor-aluno. Já há técnicas para mapear o estilo de aprendizagem individual Estudos revelam que, caso o estilo de aprendizagem do professor seja muito incongruente com os dos alunos, a qualidade da aprendizagem pode ser prejudicada. No âmbito organizacional, estudos têm sido feitos com o objetivo de associar um determinado estilo de aprendizagem com um cargo ou função.
            Deste modo, o mapeamento do estilo de aprendizagem serve como guia para o condutor do aprendizado, pois, ao se conhecer os estilos predominantes em seus alunos, ele pode desenvolver atividades que se aderem aos mesmos. Além disso, cada indivíduo pode aprimorar suas habilidades deficitárias. Cabe ressaltar que não existe uma maneira certa de aprender.
            Uma das formas de se classificar os estilos de aprendizagem foi desenvolvida por Felder e Silverman. Neste modelo, eles apresentam quatro dimensões que se desdobram em dois extremos.As dimensões apontadas pelos autores são:
•Percepção da informação: Sensorial/Intuitivo.
Os aprendizes sensoriais gostam de fatos, dados e experimentações. Preferem problemas com métodos bem estabelecidos. São detalhistas e metódicos. Percebem a informação através dos sentidos. Não gostam de complicações e surpresas. Não apreciam tarefas que não tem conexão com o mundo real. Já os intuitivos preferem descobrir possibilidades e relações. Assimilam a informação através de observação indireta. É especulador e imaginativo, gosta de novidades e se incomodam com a repetição. Sente se confortável com abstrações e formulações matemáticas.
•Recepção da informação:Verbal/Visual.
            O indivíduo visual prefere assimilar a informação por meio de gráficos, diagramas, fotos, mapas e fluxogramas. Por outro lado, os indivíduos verbais sentem-se mais seguros quando a informação está alicerçada no modo escrito ou falado.
•Processamento da informação:Refelexivo/Ativo.
            Os aprendizes ativos gostam do “aprender fazendo”, utilizam experimentos e preferem trabalhar em grupo.Adéquam mais a tarefas práticas e assume o papel de um executor. Participa efetivamente de discussões. Já as pessoas reflexivas preferem o trabalho individual. Elas necessitam de momentos de reflexão para assimilar a informação e levantar as alternativas. São mais teóricos.
•Seqüenciamento da informação: Seqüencial/Global.
            O indivíduo seqüencial tende a aprender de forma linear, focando inicialmente as partes do problema para depois visualizar o todo. Ele prefere seguir manuais e regras pré-estabelecidas. Atém se aos detalhes para explicar o todo. A pessoa global, por outro lado, aprende os conceitos em grandes “saltos”, através de insights que surgem por meio de informações aparentemente desconexas. Precisa conhecer o contexto em que a situação ocorre para então juntar as partes.Sua linha de raciocínio não segue regras e possui uma visão holística.
            Deve –se ressaltar que todas as pessoas usam ambos os pólos de cada dimensão, mas há uma tendência em favorecer um dos extremos. Deste modo, é interessante que o docente ou o interlocutor orquestre sua transmissão de informação utilizando diferentes meios(gráficos, slides, jogos, simulações,filmes) , com o intuito de contemplar os dois pólos das quatro dimensões.
          

 Por fim, aponto aqui o trabalho de pesquisadores da USP de São Carlos, que estuda este tópico. No site  http://www.prod.eesc.usp.br/aprende/empresarial2/
 você pode verificar o seu estilo de aprendizagem. Façam o teste!!!!
Até a próxima!!!!

Fonte:Grupo de Pesquisa Aprendizagem na Engenharia - APRENDE - EESC-USP


   

                                                                                                       

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