sábado, 22 de maio de 2010

Neurologia das compras.

Cientistas espreitam para o cérebro de quem faz compras”
   O que se passa no nosso cérebro quando decidimos comprar algo? É uma luta entre áreas relacionadas com o prazer das recompensas e com a dor por termos de pagar pelo objeto do nosso desejo. Concluíram cientistas que espreitaram para dentro do cérebro de voluntários que participaram de uma simulação de compras.
    A equipe de Brian Knudson, da Universidade de Stanford (EUA), usou exames de ressonância magnética funcional, que permitem ver alterações no fluxo sanguíneo no cérebro, enquanto as pessoas estão a realizar determinadas ações. No caso, os voluntários tinham de tomar decisões rápidas, quando confrontados com uma série de produtos e respectivos preços, que poderiam escolher comprar ou não.
   A equipe relata num artigo na revista Neuron que conseguia prever se um indivíduo ia comprar ou não um produto, olhando para o padrão de atividade cerebral revelado pelo exame.
  Os cientistas concluem assim que "as decisões de comprar podem envolver distintas dimensões, relacionadas com a antecipação de ganhos e perdas". O seu trabalho, dizem, "tem implicações para compreender anomalias comportamentais, como a tendência para gastar de mais ou de menos, sobretudo se é usado o cartão de crédito.". "A natureza abstrata do cartão de crédito, juntamente com o fato de só se pagar mais tarde, pode anestesiar os consumidores contra a dor de pagar", escrevem.

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