sexta-feira, 28 de maio de 2010

Marketing Viral: O Potencial de um Flash Mob


Imagine você saindo de uma loja no centro da cidade após realizar compras, e logo na saída da porta você se deparar com um zumbi gemendo com os braços esticados na sua direção, você se assusta e sai pro lado, mas é surpreendido por mais outro zumbi, você fica mais confuso e então tenta se afastar mais ainda só que pra todos os lados que você olha mais zumbis gemem com os braços esticados, essa cena até parece um filme de terror, mas vem se tornando cada vez mais popular no mundo e se chama de Zombie Walk é um dos mods mais populares deFlashmods que ocorrem no mundo.
Vamos esclarecer o que é um Flashmob?

São encontros de pessoas que previamente se combinam para realizar determinada ação num local público logo depois se dispersam tão rapidamente como se reuniram.
Hoje os Flashmobs tomaram proporções gigantescas, graças à tecnologia, a capacidade de repassar o Flashmob a possíveis participantes aumenta. Podem ser organizadas por e-mail, por redes sociais ou até mesmo por SMS repassado, por MSN e até mesmo por Twitter!
Eles vêm se tornando comuns em muitas empresas, eu há algum tempo atrás presenciei um avião riscar Oi nos céus de Porto Alegre, toda criançada nas ruas gritavam Oi. Imaginem essa criançada gritando para os pais em casa “Pai, pai… mãe, um avião escreveu oi no céu!”
Todas as pessoas que eu vi paravam o que estavam fazendo só para olhar um simples Oi nos céus! Logo depois alguns minutos como um Flashmob a fumaça se dispersou, mas a lembrança e a presença de marca nas cabeças das pessoas não se apagaram durante semanas, ouvia muita gente comentando do Oi nos céus quando viam ou ouviam propagandas ou quando alguém comentava que a sua operadora era a Oi.
Outro exemplo recente é o Flashmob ocorrido no dia 10 de setembro organizada pelo grupo Black Eyed Peas no aniversário de passagem da 24ª temporada do programa de Oprah Winfrey na TV em Chicago nos EUA.
Uma multidão de mais de 21 mil pessoas em sincronia executaram uma coreografia que deixou a Oprah surpresa e de boca aberta, pois ela não sabia de nada.
Muitas pessoas gravaram a Flashmob que em instantes estava espalhada pela web e em poucas horas se espalhou como um vírus. Nesse caso essa ela se tornou viral. O sucesso foi tanto que devolveu ao topo a musica I Gotta Feeling no site da Billboard.


Happening

É um evento onde pessoas em determinado momento de alguma apresentação passam a fazer parte do contexto da apresentação agregando elementos que ajudam a contar a história, alguns passam a se tornar vilão outros heróis, alguns fazem sons em grupos programados durante a apresentação dando um efeito incrível.


Fonte: http://www.ikaro.net/br/2009/12/potencial-flashmob.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário