segunda-feira, 28 de junho de 2010

Aprenda com seus erros.

Por Flavia Possas, especialista em Economia Comportamental

Todos sabem que, via de regra, à medida que acumulamos experiência em algum campo, ficamos mais eficientes e passamos a tomar melhores decisões de maneira mais rápida e com menos esforço.  O que nem todos sabem é que, para que esse tipo de aprendizagem ocorra, nós precisamos receber um feedback claro e imediato sobre o resultado de nossas ações. Quando não recebemos esse tipo de retorno é muito mais difícil que consigamos aprender com os nossos erros. O grande problema é que no mercado financeiro esse tipo de feedback não é óbvio. A maioria dos investidores acaba não tendo uma noção clara das razões por trás de seus erros e acertos e, assim, não aprendem com eles.
O único tipo de avaliação pela qual suas decisões de investimento são submetidas de maneira sistemática é o retorno obtido. Todavia, simplesmente saber se sua carteira está indo “bem” ou “mal” não diz tanto sobre a qualidade de suas decisões. Em primeiro lugar, mesmo que sua carteira tenha uma boa performance no momento, não se sabe se isso está acontecendo pelos motivos que você imaginava ou se isso ocorreu por pura sorte. Por isso é importante sempre ter em mente qual era a sua estratégia e averiguar se o seu sucesso se deve a ela.
Em segundo lugar, você não consegue enxergar seus custos de oportunidade se olhar somente para o retorno. Por isso o psicólogo Robin Hogarth sugere que os investidores acompanhem a performance de 3 portfólios diferentes: um das ações que você possui, um das ações que você vendeu e um das ações que você cogitou comprar mas desistiu. A intenção é acompanhar suas decisões de maneira abrangente, contemplando não só o que você decidiu fazer ou comprar, mas também o que você decidiu não fazer ou vender (isso pode ser feito em inúmeros sites financeiros). Só assim você vai conseguir ter uma ideia clara sobre a qualidade de suas decisões. Se, por exemplo, o portfólio das ações que você vendeu ou que deixou de comprar performar melhor do que seu portfólio real, isso mostra que suas decisões não foram tão boas assim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário