terça-feira, 24 de agosto de 2010

Branding Sensorial


De um modo geral, as empresas sempre utilizam estímulos visuais para atrair os consumidores. Outdoors, cartazes, painéis luminosos, logomarcas estão presentes por todos os lados. Porém, pesquisas apontam que o olfato e a audição se mostram mais poderosos na tarefa de cativar o consumidor. Estudos concluíram que, se for apresentado uma imagem juntamente com uma fragrância associada a tal imagem, o poder  de atração sobre os consumidores é catalisado. Por exemplo, cheiro de xampu de bebê com uma foto de um bebê. Assim, publicitários tem agregado fragrâncias em seus produtos. Dentre as experiências já adotadas e algumas empresas, pode –se citar:

-  Alfaiate que borrifa aroma de algodão recentemente     lavado;
- Recipientes de creme de amendoim e Nescafé, que são projetados para liberar o máximo de fragrância assim que são abertos.
-Aroma de cheeseburger colocados no sistema de ventilação de lanchonetes.
- Cartão de crédito que exala um aroma ao ser esfregado.
Em relação ao tato, outras estratégias podem ser utilizadas, como:
- Colocar roupas e sapatos ao alcance dos consumidores(e não nas vitrinas e atrás do balcão), para que eles possam tocá-los. Inclusive, na cidade onde moro, há lojas que utilizam tal estratégia.
-Projetar aparelhos eletrônicos, como celulares e controles remotos com peso maior que o necessário (há uma idéia equivocada de que itens leves ou com poucos botões  apresentam qualidade inferior).
Ou seja, a sensação tátil de um produto desempenha um papel importante na decisão de comprá-lo ou não.
E...será que a audição também influencia a nossa decisão de compra? Sim, novamente há um bocado de gente estudando formas para atrair os consumidores através deste sentido. Vejamos alguns exemplos:
- Fabricantes de cereais matinais e biscoitos desenvolvem pesquisas para obter um som característico e ideal para o ato de morder/mastigar seus produtos.
- Montadoras de autos também desenvolvem sons característicos para o ato de trancar um veículo.
- O som referente ao ato de abrir um tubo de batata frita também é manipulado para que se associe a idéia de frescor.
- Na cadeia de fast food McDonalds, o bipe que se emite quando as batatas estão prontas e o ranger do canudo ao atravessar a tampa plástica são pontos que chamam a atenção do consumidor.
-
Por fim, pense nisso; na hora de fazer o marketing da sua empresa, não se atenha apenas ao sentido da visão, certo?

Fonte: Revista Exame 973.
            A Lógica do Consumo. Martin Lindstrom. 2009



Nenhum comentário:

Postar um comentário