De um modo geral, as empresas sempre utilizam estímulos visuais para atrair os consumidores. Outdoors, cartazes, painéis luminosos, logomarcas estão presentes por todos os lados. Porém, pesquisas apontam que o olfato e a audição se mostram mais poderosos na tarefa de cativar o consumidor. Estudos concluíram que, se for apresentado uma imagem juntamente com uma fragrância associada a tal imagem, o poder de atração sobre os consumidores é catalisado. Por exemplo, cheiro de xampu de bebê com uma foto de um bebê. Assim, publicitários tem agregado fragrâncias em seus produtos. Dentre as experiências já adotadas e algumas empresas, pode –se citar:
- Alfaiate que borrifa aroma de algodão recentemente lavado;
- Recipientes de creme de amendoim e Nescafé, que são projetados para liberar o máximo de fragrância assim que são abertos.
-Aroma de cheeseburger colocados no sistema de ventilação de lanchonetes.
- Cartão de crédito que exala um aroma ao ser esfregado.
Em relação ao tato, outras estratégias podem ser utilizadas, como:
- Colocar roupas e sapatos ao alcance dos consumidores(e não nas vitrinas e atrás do balcão), para que eles possam tocá-los. Inclusive, na cidade onde moro, há lojas que utilizam tal estratégia.
-Projetar aparelhos eletrônicos, como celulares e controles remotos com peso maior que o necessário (há uma idéia equivocada de que itens leves ou com poucos botões apresentam qualidade inferior).
Ou seja, a sensação tátil de um produto desempenha um papel importante na decisão de comprá-lo ou não.
E...será que a audição também influencia a nossa decisão de compra? Sim, novamente há um bocado de gente estudando formas para atrair os consumidores através deste sentido. Vejamos alguns exemplos:
- Fabricantes de cereais matinais e biscoitos desenvolvem pesquisas para obter um som característico e ideal para o ato de morder/mastigar seus produtos.
- Montadoras de autos também desenvolvem sons característicos para o ato de trancar um veículo.
- O som referente ao ato de abrir um tubo de batata frita também é manipulado para que se associe a idéia de frescor.
- Na cadeia de fast food McDonalds, o bipe que se emite quando as batatas estão prontas e o ranger do canudo ao atravessar a tampa plástica são pontos que chamam a atenção do consumidor.
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Por fim, pense nisso; na hora de fazer o marketing da sua empresa, não se atenha apenas ao sentido da visão, certo?
Fonte: Revista Exame 973.
A Lógica do Consumo. Martin Lindstrom. 2009
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