segunda-feira, 19 de julho de 2010

O efeito Halo

A existência do  efeito Halo (ou efeito aura) é reconhecida há muito tempo. É o fenômeno pelo qual concluímos que se uma pessoa ou objeto faz bem alguma coisa, ela fará bem todas as outras coisas, e vice-versa. Ele então transfere um sentimento positivo sobre uma característica de um produto ou pessoa  para uma outra característica.Ou seja, é um limiar cognitivo onde a percepção de um sinal (característica de uma pessoa ou objeto)é influenciado pela percepção de outra pista desta pessoa ou objeto. Por exemplo, pode se julgar uma pessoa bem apresentável como sendo mais inteligente.
O efeito halo ocorre especialmente se o julgador não tem informações suficientes sobre todas as pistas, então ele constrói seus modelos mentais baseados em outros traços mais proeminentes.
Os primeiros estudos desta área remontam ao setor militar, onde se pediu que oficiais classificassem seus comandados e verificou-se uma alta correlação cruzada entre os traços positivos e negativos dos soldados. Nós não categorizamos as pessoas de modo gradual. Pelo contrario, nós as classificamos como totalmente boa ou totalmente ruim ao longo de todas as métricas.
No ambiente empresarial, os gestores utilizam o conceito de efeito halo em anúncios, onde o público acaba transferindo os pontos positivos do ator/atriz para o produto anunciado. Também é verificado na indústria automobilística, onde montadoras lançam carros halos, modelos com características especiais, que ajudam a vender outros da mesma série.
Estudos também apontam a presença do efeito halo nos produtos da Apple. O fato de os donos de Ipods aprovarem o produto, conduziu a uma percepção positiva por parte deles em outros produtos da marca.A chance de um dono de Ipod adquirir um Macintosh se eleva.
Da mesma forma, o seu refrigerante de cola preferido pode fazer com que você adquira o refri de laranja, o guaraná, a água mineral, o energético, o suco, o isotônico,...da referida marca.Certo?
Pense também no uso do efeito halo em processos de recrutamento e seleção de pessoal.
Por fim, finalizo aqui com duas indagações:
Numa situação de compra, o efeito halo pode encurtar o processo de tomada de decisão?
Ou, pelo contrario, o efeito halo deve ser minimizado para garantir uma avaliação objetiva de pessoas e produtos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário