terça-feira, 22 de novembro de 2011

Graduação Sanduíche. Qual a intenção do governo?

Ultimamente temos visto o governo conceder muitas bolsas para a formação acadêmica no exterior. Com certeza muitos se perguntam: mas por que o governo está fazendo isso? 
Pode perceber que as áreas às quais o governo está concedendo as bolsas para a formação no exterior estão diretamente relacionadas com tecnologia: biotecnologia, nanotecnologia, indústria criativa...mas por que isso? É algum tipo de conspiração contra os alunos das outras áreas privilegiando os alunos das Ciências Exatas e Sociais Aplicadas? 
Para quem frequentou as aulas de Macroeconomia de cabo a rabo e fez o mesmo com a leitura dos livros de Macroeconomia de Blanchard e Jones sabe muito bem o porquê de as bolsas estarem sendo direcionadas para essas áreas: a tecnologia é a chave do crescimento sustentado, ou seja, a intenção é fazer com que os alunos da graduação tragam consigo os conhecimentos tecnológicos dos outros países que estão a frente do Brasil quanto a isso, é apostar na formação de profissionais que sejam capazes de promover inovações tecnológicas e tragam as melhores técnicas das universidades mais conceituadas do mundo para o Brasil. 
Depois de formados, esses profissionais cheio de ideias vindas do exterior vão se inserir no mercado de trabalho e de maneira individual contribuirão para que a economia comece a dar seus primeiros passos em função do progresso tecnológico. 
Certamente não são 15 mil bolsas concedidas uma vez que vão fazer a mudança, mas sim se esta prática permanecer por parte do governo iniciará uma mudança de cultura acadêmica e do tipo de formação dos nossos profissionais, deixando de ser tão teórica apostando nas contribuições empíricas que ela pode trazer para o país como um todo. 

Um comentário: