terça-feira, 10 de janeiro de 2012

...,99 ou ...,90?

Quebrando o protocolo das minhas férias, tenho que compartilhar essa divagação. A dúvida entre os preços ...,99 e ...,90 surgiu de uma discussão com meu amigo e publicitário Diogo Travagin. O que dá a falsa impressão do produto ser barato: o final ...,99 ou o final ...,90?
De fato tudo começou com o ...,99, as famosas lojas de 1,99 que foram sucesso absoluto na década de 90 com produtos importados a um preço baixo, que sempre fez com que atraísse as pessoas pela impressão de preço baixo que o 99 no final provoca. Todavia estive observando a quantidade de preços com final 90 nos últimos tempos, em destaque no ramo das confecções e gourmet. Eu como consumidora tenho a impressão de estar pagando barato e por uma coisa de qualidade quando o final é 90, agora quando é 99 eu tenho a impressão de estar pagando barato também, mas sempre me remete as lojinhas 1,99 que sempre ofereceram produtos de uma qualidade um tanto inferior.
Procurei superficialmente pela internet sobre isso, mas não encontrei. Mas e aí analistas experimentais comportamentais? Qual é o mais eficiente: o 99 ou o 90? E se os dois forem eficientes? Em quais ramos pode-se aplicar cada um com efetividade? Também fico com um ponto de interrogação na cabeça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário