sábado, 21 de abril de 2012

O intestino e o comportamento do consumidor.

Para não chamar de surpreendente, eu chamaria o título dessa postagem de esquisito. Tenho absoluta certeza que você, leitor, está se perguntando: o que tem a ver o c* com as calças? É isso mesmo, hoje falarei de c...quer dizer, de intestino!
Obtive conhecimento dessa relação bizarra no livro "Comportamento do Consumidor - a biologia, anatomia e fisiologia do consumo" do autor Pedro Camargo. Segundo Camargo, o intestino é responsável pelo nosso bem estar. Nós temos um neurotransmissor no nosso corpo chamado serotonina, e não sei se esse pensamento é comum a todos vocês, mas como leiga sempre pensei que neurotransmissores eram produzidos, se não exclusivamente, a sua maioria no cérebro.
A serotonina é responsável pelo nosso bem estar, sendo por volta de 90% da sua quantidade produzida no intestino. É também culpa desse hormônio que nós mulheres temos a abençoada TPM: quando estamos no ciclo o nível de serotonina diminui e com ele o nosso bem-estar, por isso que temos a impressão que passamos por todos os piores sentimentos que um ser humano pode ter: raiva, aflição, depressão, ansiedade!
Segundo Camargo "(...) a felicidade depende do que se passa no sistema gastrointestinal, e a felicidade, ou a falta dela, nos faz consumir mais produtos e serviços, ficar autoconfiantes, comprar mais, ficar menos felizes com pouca confiança em nós mesmos". As funções da serotonina, segundo Povoa são maiores do que possamos imaginar: enxergar a vida pelo "lado bonito", resolver problemas, selecionar amizades...sendo assim, o cérebro e o intestino são os órgãos responsáveis pelos comportamentos expressos.
Mas o que isso tem a acrescentar para o conhecimento econômico, para  o marketing? Talvez aquele questionário que você aprendeu a aplicar nas aulas de marketing (do mais ortodoxo) não colha todas as informações necessárias para que você compreenda o perfil comportamental do consumidor. Talvez a resposta seja muito mais profunda e objetiva, talvez esteja residindo na biologia, na fisiologia e na anatomia.
As respostas que queremos para conhecer nossos consumidores nem sempre estão na ponta da língua dos mesmos ao fazer um "x" nos questionários de múltipla escolha. É necessária a experimentação, a pesquisa, a amostragem, a submersão no mundo "invisível" do organismo humano. 


4 comentários:

  1. Oi Janaina, aqui é Pedro Camargo. Adorei o seu post! A pesquisa de mercado (ortodoxa) pensa que o ser humano é somente um sujeito social ou psicológico e se esquece da nossa essência, pois somos basicamente seres biológicos ( organismos regidos pela física e a química). Assim, se não se fizer exames cerebrais, metabólicos e de todos os sistemas orgânicos fica impossível dizer o motivo que levou alguém a comprar algo. Com a pesquisa tradicional ( entrevista, focus group, questionários e até a etnográfica)só percebemos os hábitos do consumidor e não o que ele realmente sente, mesmo porque ele também não sabe. Eu tenho um livro popular que chama-se " Se estiver ovulando não vá ao shoopping" que pode ser encontrado no meu site www.biocc.com.br e que explica de uma maneira fácil para quem não é do mercado. Este livro ajuda a mulher a se conhecer e então se controlar.
    Visite meu blog e dê sua opinião Janaina.
    www.biologiadocomportamentodoconsumidor.blogspot.com
    Enorme abraço e parabéns novamente pelo seu post.Pedro Camargo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraaaaaaa, desculpa a informalidade, mas eu to querendo chorar. Gente, virei sua fã depois desse livro, era tudo o que eu queria ler nesses todos anos que estudo Economia Comportamental. Você é fantástico, parabéns! Obrigada pela visita ao meu blog, vou visitar o seu com certeza e quero comprar esse livro que você mencionou AGORA. Obrigada pelo elogio, pode ter certeza que sua opinião tem um grande valor para mim! Abraço!

      Excluir
  2. acho que entendi porque quero tanto chocolate quando estou na tpm! Não sou foda quanto Pedro Camargo mas tbm deixo meus parabéns!!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, friend! Sua opinião é muito importante, ainda mais se for quanto a crítica jornalística referente ao meu texto hahaha. Obrigada! =)

      Excluir