domingo, 11 de março de 2012

Eike defasagem!

Tendo uma conversa produtiva com meu amigo e lâmpada mágica Tite Simões tive a surpreendente notícia que a cota de compras de estrangeiros nos Estados Unidos é a mesma desde a década de 70. É isso mesmo, 500 dólares de cota desde 1970. 
Vou deixar para vocês fazerem as contas e chegarem no valor que seria isso hoje, pois afinal nem é esse o foco da minha explanação. O que me fez refletir foi sobre quais os motivos que levariam essa cota ter se mantido constante durante tantos anos. De antemão, obviamente, já me vem na cabeça os pensamentos relacionados com a Economia. Inflacionar esse valor para os dias de hoje seria uma medida muito superficial, afinal não é somente a inflação ao decorrer desses anos que deve ser levada em conta, até mesmo porque tomando uma medida excludente dessa poderia acarretar em uma superação absurda da demanda em relação a oferta, havendo pressão nos preços e inflacionando-os, o que não seria muito interessante para os EUA, especialmente na atual conjuntura.
A segunda questão que me veio à cabeça foi sobre um modelo econométrico (se é que ele existe) através do qual chegaram a esse valor, se realmente foi utilizado um seria apenas adaptá-lo para os dias de hoje, considerar as variáveis vigentes, analisar a conjuntura e chegar a um novo valor desta cota, porém acredito que ele simplesmente não deve existir ou deve ter sido cruelmente abandonado. 
Será que os Estados Unidos está perdendo de ganhar uma bolada por mera distração? Será que estou sendo ingênua demais em pensar que isso é apenas um esquecimento? Será que uma cota relativamente baixa como esta não estimula os "desvios"? 
Até então só divaguei sobre os motivos e consequências econômicas, porém isso me cheira política. Qual seria a outra razão pela qual o valor da cota se manteria o mesmo por mais de 30 anos? Mesmo que a cota que deveria ser hoje através de alguns cálculos fosse apenas um pouco maior que essa, não podemos deixar de considerar que a vigente está mais que defasada. Como sempre, vou deixar a questão no ar e quem realmente souber o que passa por essa assustadora estabilidade, contribua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário