quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O tamanho do documento e a Economia.

Quem diria? A Economia vem se superando mesmo e tem até estudo sobre a relação do tamanho médio do pênis de uma nação com a sua renda. É isso mesmo: tamanho é documento.
O curioso quem estudou essa relação chama-se Tatu Westling de Helsinque (Finlândia). Segundo a pesquisa de Westling, quanto maior o pênis de uma população menor é o seu crescimento econômico. Mas, como assim?
Dentre os dados que Westling levantou, ele encontrou algumas evidências: analisando um mesmo período ele percebeu que o país que tinha a média peniana menor teve crescimento maior do que o país que era mais bem dotado. Além do mais identificou se a média peniana de um país cresce 1 cm o crescimento econômico baixa por volta de 5%.
Na construção de um gráfico para representar essa relação crescimento econômico x tamanho do documento, mostra que o tamanho “ideal” seria por volta de 14 cm, mensuração a qual fica no topo da curva nessa relação. (Essa curva é similar a relação poupança e consumo de Solow – U-shaped invertida).





Westling acredita que tal relação pode ser explicada em uma palavra: confiança. Para ele quem tem o “instrumento” menor tem a auto-estima menor e por tal motivo precisa compensar essa “deprê” em outra coisa, no caso analisado crescendo economicamente.
Pessoalmente eu tenho uma observação a fazer e acredito que você que está lendo está pensando sobre: será por isso que a África de modo geral é menos desenvolvida que outros continentes? Vamos refletir...

2 comentários:

  1. Queria ver a pesquisa dele num país formado majoritariamente por mulheres.

    É um estudo curioso, embora obviamente não possa ser levado a sério, ou qualquer aspirante a ditador sairá castrando os homens de sua nação para que eles compensem a frustração com trabalho duro. Será um império sem descendência, mas crescerá economicamente que é uma beleza!

    Freud assinaria embaixo, com certeza. Principalmente levando em conta os "exemplos" tão convincentes da pesquisa, corroborados pelos estereótipos fálicos de África e Japão...rsrs

    Ótimo post, Jana. Você tem um tom jornalístico-literário que prende o leitor.

    ResponderExcluir
  2. Ele pode ser levado a sério sim! Não como uma teoria ou um modelo: castigue os que tiverem o pinto grande. Ele fez uma constatação, a intenção dele era mostrar evidências de como tamanho do pênis, confiança e crescimento econômico estão relacionados. Na economia se vê muitos papers nessa linha, fazendo correlação entre variáveis, por mera curiosidade.

    ResponderExcluir