terça-feira, 4 de outubro de 2011

Greve dos bancos em Sinop e os boatos.

Sei que "Boatos" é um assunto que já foi abordado aqui anteriormente, porém vejo necessidade de falar sobre ele de novo devido a um boato que está correndo na cidade em relação a greve dos bancos. Quando escutei o tal boato me senti meio que na obrigação de tentar alertar as pessoas de acordo com o meu "achismo" do momento.
Sabe-se que o Banco Real quase foi a falência na década de 80 por conta de um simples boato: disseram que o banco ia quebrar e todo mundo foi correr sacar o dinheiro, o que de fato quase fez o branco quebrar mesmo se não fosse o próprio dono tirar dinheiro do bolso pra colocar nos caixas eletrônicos.
Ontem e hoje pessoas me dizem que a partir de quarta-feira nem os caixas eletrônicos funcionarão em função da greve dos bancários que está acontecendo desde quarta-feira da semana passada. Agora vamos a minha linha de raciocínio:
Os funcionários do banco fazem a greve na intenção de desestabilizar o sistema bancário em virtude de conquistar aumentos salariais, como bons conhecedores do setor no qual trabalham (o setor financeiro) sabem muito bem que um boato é capaz de provocar fenômenos comportamentais estrondosos,  será que para os funcionários não seria pertinente espalhar por aí que os caixas eletrônicos pararão de funcionar para provocar a correria para o saque e de fato fazer com que desestabilize mais ainda os bancos gerando revolta na população "hiperbolizando" a greve e chamando realmente a atenção pra sua causa?
Não estou aqui julgando a greve, se é válida ou não, não estou discutindo política, estou discutindo lógica na intenção de atentar a população sinopense para uma possível versão desse boato. Pode ser que eu esteja errada, mas pelo o que eu já li e estou habituada a ver, esse tipo de boato converge para a explanação feita no parágrafo anterior. 

Um comentário:

  1. Muito bom seu texto, parabéns, curti pra caramba!
    Gostei da linha de raciocínio...

    ResponderExcluir