terça-feira, 27 de abril de 2010

Nobel, Orkut e você.




Na primeira semana de um curso de introdução a economia, o professor se esforça para convencer os novos alunos da importância em estudar os princípios da economia (nem sempre consegue). Um dos primeiros assuntos abordados, talvez o mais fundamental, é a necessidade de fazer escolhas. É omitido que fazer escolha não é algo tão trivial quanto se imagina. Diversos fatores influenciam a capacidade de uma pessoa em escolher a melhor opção possível. Gosto de destacar a racionalidade, as opções existentes, a busca pela maximização do bem estar do Homo Economicus(SIC),  mas nesse post vou destacar aquilo que considero o fator mais instigante, a assimetria de informação.
Alguém mais cético assim como eu poderia indagar, o que o estudo sobre transmissão de informação tem haver com a Economia?? Afinal esses senhores engravatados sempre e apenas falam sobre  Bolsa, inflação e compras nos telejornais. Entretanto o pontapé inicial desse novo jogo começou na década de 70 com os trabalhos do professor George A. Arkellof, que teve como marco o artigo “ The market for lemons: quality uncertainty and the market mechanism”. O futuro prêmio Nobel questionou um dos pressupostos fundamentais da economia, o de que os agentes econômicos tomam suas decisões com informações completas sobre as variáveis que lhe interessam. O artigo descreve um mercado onde um comprador de carros ao tentar adquirir um veiculo usado, se depara com um problema informacional, pois no mundo real apenas quem sabe a qualidade do produto oferecido é o vendedor. Esse aparente, simples problema traz consigo distorções para o bom funcionamento do mercado, criando desincentivos para os ofertantes de bons produtos e para os compradores que não conseguem precificar da melhor forma suas possíveis aquisições. Esse problema é o que os economistas chamam de assimetria de informação.
Se livrar desse problema pode ser um tanto trabalhoso e custoso. Uma das formas mais utilizadas, foi desenvolvida pelo economista Michael Spence no artigo Market Signaling , e é chamada de sinalização de mercado( eu prefiro chamar de mecanismo de sinalização). A idéia é bem simples: em mercados com problema de assimetria de informação, os vendedores tendem a enviar sinais que transmitem um conjunto de informações para os compradores. Selos de qualidade, diplomas, referências dentre muitos outros são alguns exemplos desse mecanismo de sinalização.
Esse melhor nível informacional possibilita os agentes econômicos, dentro das suas limitações racionais, a buscarem as melhores escolhas. Um dos exemplos que utilizo para explicar a assimetria de informação é o mercado de relacionamentos. Esse mercado é marcado pelo alto grau de assimetria, as pessoas gastam boa parte dos primeiros contatos tentando extrair informações sobre a personalidade do candidato (a), com o objetivo de “precificar” da melhor forma possível  o seu alvo. Do outro lado muita energia é despendida na transmissão de informações, na tentativa de causar uma boa impressão e melhorar a situação nesse mercado extremamente concorrido.  Agências de matrimonio, amigos, agências de Blinding date são tentativas de reduzir esses custos de informação, entretanto nada se compara as redes sociais surgidas na ultima década. O acesso a informações em tempo real possibilitou a redução do custo de buscar e triar informações.  Hoje em dia se você conseguiu encontrar sua alma gêmea.

Por: Feliciano Azuaga.

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