terça-feira, 20 de setembro de 2011

मेड इन इंडिया Made in India!

Seguindo o embalo do Made in Japan e depois de tanto tempo sem uma inspiração verdadeira e profunda, resolvi falar sobre a Índia, talvez porque ela será a menina dos meus olhos até o final da graduação, é o meu assunto da Monografia! Portanto, quero compartilhar com vocês, caros leitores, algumas curiosidades comportamentais indianas interessantíssimas e importantes, principalmente na hora de negociar.



O Oriente é sempre fascinante e diferente, excêntrico, lá as pessoas preservam a cultura mesmo inseridas nessa cultura tão globalizada que é a capitalista, portanto tamanha excentricidade não é privilégio apenas dos japoneses, o povo indiano é um povo excêntrico e tanto, então quando for a passeio, estudo e principalmente a negócios fique atento a pequenos gestos que podem ser interpretados de forma equivocada pelos indianos e também as coisas que nem passam pela nossa cabeça que os agradam. 
Os indianos levam a risca aquele bom e velho ditado: "A pressa é inimiga da perfeição", então se você tem pressa, ao chegar na Índia, relaxe, para eles o relógio tem 48 horas e tudo é feito na mais santa calma, ao passo de uma vaquinha sagrada atravessando a rua, jamais se estresse ou mencione caso cheguem atrasado a uma reunião, mesmo isso sendo algo que vem mudando na Índia principalmente entre os profissionais de T.I. que trabalham no "Vale do Silício" da Índia.
É normal que as reuniões comecem com assuntos pessoais, de forma mais tranquila, mais intima, os indianos gostam de ouvir o que você tem a dizer sobre você, portanto não "formalize" tanto o momento, solte a gravata ou afrouxe o scarpin e entre nessa conversa light.
O indianos são extremamente precavidos quanto a produtos novos, portanto se você está chegando lá com um produto revolucionário esteja certo se a cultura aceita aquilo e se você está carregando consigo o máximo de informações possível. Não adianta chegar com o último grito em sanduíche se no meio dele tem um big hamburger feito com carne de vaca. Não adianta chegar lá com um mega computador ultrapowerblaster moderno se você não sabe nem onde fica o botão "liga/desliga". 
Se for presenteá-los, jamais embrulhe o presente em embalagem preta ou branca, ambas as cores representam "mau-agouro", não seria nada bom para quem está querendo iniciar uma relação de amizade ou de comércio com um indiano.
Por fim, as peculiaridades indianas são infinitas, colocar pelo menos a maioria aqui transformaria este post em um texto imensamente cansativo, todavia as dicas dadas já são um boa pista para quem tem o interesse de estabelecer qualquer relação com esse povo tão excêntrico que é o povo indiano!


Um comentário:

  1. Então o McDonald's, para eles, é uma espécie de Auschwitz, com as cabines de preparação dos sanduíches equivalendo às câmaras de gás.

    Muito louco esse negócio de duas cores opostas serem simbolicamente sinônimas. Não assisti "Caminho das Índias", mas imagino que estivesse lotado de estereótipos. Posts como este seu (além da monografia iminente) ajudam a desmistificar muitas impressões que Glória Perez porventura tenha deturpado.

    Abraços, muchacha, e boa sorte com a empreitada.

    =)

    ResponderExcluir