sexta-feira, 12 de março de 2010

Neuroeconomia Unemat com a mão na massa!

Dando um pontapé inicial na parte prática da nossa pesquisa em Neuroeconomia, no próximo dia 15 (quinze) inicia-se o ano letivo para os calouros na nossa Universidade (Unemat) e aproveitaremos para aplicar um questionário que visa colher informações sobre a escolha do curso.
A principio aplicaremos o questionário apenas para os calouros de Economia como um “pré-teste” no intuito de analisar se a metodologia que adotamos terá sucesso para assim podermos fazer os ajustes necessários e aplicar para os calouros dos demais cursos que o nosso campus oferece: Engenharia Civil, Letras, Matemática, Pedagogia, Ciências Contábeis, Administração de Empresas e como já foi citado, Economia.
O questionário consiste em duas partes: questionário socioeconômico e questionário específico do curso. O primeiro é objetivo, as questões são de múltipla escolha, já o segundo é mais subjetivo referindo-se às expectativas em relação ao curso, ao ambiente acadêmico, às pessoas, às relações pessoais, à ascensão profissional.
Essa pesquisa tem o objetivo de identificar como é feita a escolha de curso: o porquê das várias opções que o indivíduo tinha ele escolheu aquela, o que levou ele a escolher aquele curso (status, salário, influência dos pais), onde as respostas a esses questionamentos estarão contidas no questionário específico do curso e diagnosticaremos o porquê daquele comportamento de escolha analisando juntamente o que foi respondido nos dois questionários, pois um é a causa e a conseqüência do outro.
Assim que concluída a pesquisa e a análise dos questionários, publicarei aqui no blog a que conclusão chegamos, os vários motivos que impulsionam os indivíduos que pesquisamos a fazer determinada escolha, podendo isso variar de gênero, estado civil, camada social, local de origem, faixa etária, cultura entre outros.


Janaina Marques.

Um comentário: