domingo, 1 de maio de 2011

Publicidade no Escuro

Janaina Marques




Será um dos motivos pelos quais a publicidade não tem seu devido valor? Essa tal de publicidade no escuro, me refiro a utilizar a propaganda como um tiro no escuro: "Vou fazer propaganda da minha empresa num canal televisivo só pra ter mesmo, não conheço meu público alvo, não sei qual horário da TV e qual canal meu público alvo assiste."
Por essas e outras que acredito que a publicidade é tida como um dinheiro que não dá retorno, não estou falando que todos pensam assim, mas vejo uma expressiva parte das pessoas olharem com esses olhos para a publicidade.
Se for feita de maneira errada, realmente, a publicidade é um dinheiro investido que não tem volta: não vai atingir o público alvo, não vai criar identidade pra marca da empresa, não vai consolidar o nome da empresa e muito menos o produto.
Tem que haver um conhecimento profundo do perfil do consumidor dos produtos da empresa, tem que saber do que eles anseiam, o que os chama a atenção, o que os deixa maravilhados como consumidores.
Mas como saber disso tudo? A solução é definida em uma palavra: pesquisa. A pesquisa de mercado é fundamental para que se conheça quem consome o produto. Como que uma clínica de fisioterapia que atende pessoas da 3ª idade vai veicular uma propaganda com imagens de jovens cheios de tatuagem, com cores agressivas mostrando total agitação?(fui extremista no exemplo para que se entenda o impacto contrário de uma publicidade mal feita) Isso jamais chamaria a atenção do público alvo dessa clínica.
E para que essa publicidade no escuro deixe de acontecer é necessário que as próprias Agências de Publicidade levem em conta a importância da pesquisa de mercado e não se prendam somente ao que o seu cliente deseja, às vezes o próprio dono da empresa não tem conhecimento do público o qual atende, então para que este sinta que a publicidade pode ser um mecanismo que maximize seus lucros e não apenas seja um dinheiro que foi embora e não voltou é necessário um esforço a mais dos profissionais da publicidade: que levem em conta a pesquisa de mercado, e caso não tenham domínio sobre esse tipo de atividade que a terceirize, pode parecer que de primeiro momento será um gasto arrebatador, mas com certeza trará resultados positivos no longo prazo.

2 comentários:

  1. Grande parte das empresas de Médio porte no Brasil não conhecem o gosto e as preferências de seus clientes - fato. Estão no mercado por sorte, qualidade, mas não pelo investimento na mídia correta. Bacana o texto, espero ler mais. :)

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  2. De fato, belas palavras, acredito que profissionais da propaganda tem esse conhecimento mas nem sempre o levam em consideração, é necessário priorizar as pesquisas e fazer a diferença no mercado, com dados é muito mais fácil obter retorno.

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