sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Marketing do Constrangimento.


Janaina Marques

Por todo o um ano que pesquiso Economia Comportamental e Marketing vi propaganda e marketing de todos os tipos possíveis: com apelação visual, auditiva, do paladar e etc.
Nessa viagem de férias me dei conta de um marketing que eu nunca tinha visto, porém muito interessante e eficaz, pelo menos para mim quanto consumidora.
O objeto de marketing utilizado pela loja é algo muito simples, sem gosto e barato: água. Ao entrar na loja acompanhada de uma amiga a vendedora nos abordou com duas garrafinhas de água Crystal: “Aceitam água?”, a pergunta foi só por educação e sutileza, pois a água já estava em nossas mãos.
Enquanto eu tomava a água eu andava pela loja, olhava as araras, havia muitas coisas interessantes, só meu orçamento que não estava, e eu pensava: “Poxa, ela me deu essa água da embalagem bonitinha, vou sair daqui na maior cara de pau sem levar nada?”, eis o que denomino Marketing do Constrangimento, vou comprar pra não ficar com cara de aproveitadora.
Ok, era apenas uma água, uma simples água, mas o gesto da loja te oferecer essa água e sendo a água Crystal, uma das mais “nobres” águas minerais, te faz sentir-se na obrigação de comprar algo. Aí você vai lá, gasta 50 reais com a loja e ela 2 reais com você. É aí que mora o lucro e a boa imagem, que loja gentil!

6 comentários:

  1. Realmente esse tipo de Marketing funciona e constrange, já tive uma experiência parecida e minha reação foi comprar algo pra retribuir a gentileza!

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  2. Dá pra fazer uma reflexão sobre o que você disse Dalila, talvez a empresa não ganha o cliente pela qualidade, mas pela troca de favores, e se for por esse motivo o ganhará apenas por 1 vez, certamente ele não vai voltar.

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  3. Nem sempre ...alguns estudos apontam que quando se receber um favor não monetário ...o elo criado entre as partes se torna mais sólido...

    Um exemplo disso é ser bem atendido com atenção

    Ou as pessoas que trabalham em clubes sociais...onde o elo são favores e cumplicidade

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  4. Mas pra isso acontecer a empresa não pode investir só na gentileza, tem que investir na qualidade, pra gentileza ser apenas um incentivo pro consumo e não o motivo do cliente ter consumido

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  5. hehehe Legal. "Marketing do constrangimento" sou vítima.

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