terça-feira, 9 de novembro de 2010

Um salão cada vez mais verde e chinês

Valerika Ester de Vargas

Em um ano que se comemora 50 anos do Salão do Automóvel de São Paulo, os Brasileiros têm um motivo a mais a comemorar, pois após muitas vezes de exibições de carros híbridos em outras mostras, somente agora após este ano que começará a ser comercializado este famoso carro no Brasil.
A vantagem dos  carros híbridos que em nosso território é considerado como uma imensa novidade é o fato de se ter juntamente uma economia de combustível, quanto uma menor  emissão de poluentes ao meio ambiente.
            ‘São veículos que usam além de um motor a combustão, um outro elétrico,           movido a bateria de íons de lítio, além de poluírem menos são mais econômicos                         [...] A redução no consumo de combustível é de 20% e as emissões de CO2 são          reduzidas em 21%, em relação a um movido puramente a gasolina.(ISTO,É;             REVISTA, PAG 93)
A Novidade que as concessionárias receberão é o Ford Fusion Hybrid, que utiliza motor exclusivamente elétrico, sendo o motor a combustão, utilizado apenas quando o motorista quiser mais velocidade ou quando for preciso recarga da bateria.
Os preços ainda são muito altos, pois se trata de uma tecnologia cara e que ainda esta em desenvolvimento, passiva de mudança, porém esses preços tendem a cair a partir do momento em que essa tecnologia se tornar mais barata e eficiente.
Como o tema “sustentabilidade” e “ecologicamente coreto” estão em pauta no mundo todo, as montadoras de veículos levaram esta característica ecológica também para dentro de seus veículos.
            “ Todas as montadoras dos EUA, Europa e Japão investem atualmente em           produtos com apelo ecológico. No Salão, gigantes como Honda, Porsche,          Mitsubishi e mesmo a emergente chinesa JAC também trazem seus modelos movidos a bateria e combustão.” (ISTO,É; REVISTA; PÁG 93)
A Mitsubishi já foi um pouco mais longe, ela trouxe o carro i-MiEV, o primeiro carro totalmente elétrico e produzido em série, este carro já está sendo comercializados no Japão, Inglaterra, Alemanha, Canadá e na Áustria. A empresa prevê uma produção de 15 Mil unidades em 2011, e que em 2013 seja comercializado o veiculo no mundo inteiro. Vendedores dão as características do veiculo, como podendo chegar a 130 km por hora, e como feitos essencialmente para circular na cidade.
Um aspecto que vale destaque é a onda de veículos de marca chinesa na mostra, o país traz no total 30 lançamentos, veículos que vão de picapes médias á sedãs de luxo e carros compactos, e com expectativa de preços mais baixos.
A chegada rápida, agressiva e até mesmo assustadora das montadoras chinesas no evento, mostra com clareza o avanço da indústria de automóvel  daquele país.
            “ Vinte anos atrás, os veículos produzidos por lá não passavam de 5,5 Milhões                por ano. Apenas em 2010, 16 milhões de automóveis chegaram as                                  concessionárias. E a Chery anunciou ainda investimentos de R$400 milhões para           construir uma fábrica no interior de São Paulo. A Great Wall, apesar de não                  participar desta edição do salão, também planeja instalar uma linha de produção no país.” (ISTO É; RAVISTA; PÁG 95)
Isto deixa cada vez mais claro o poder do mercado consumidor brasileiro, tornando-se uma ferramenta importante na tomada de decisão das empresas ao se instalarem no país.

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